domingo, 21 de abril de 2013

Brasil Vira-Latas 0000 - O povo deprimido será sempre oprimido

Abri esta nova seção do blog para colecionar a imensa quantidade de imagens de conteúdo depressivo postadas e compartilhadas diariamente nas redes sociais. A sintonia dessas mensagens é coerente com as campanhas de desestímulo e desvalorização do Brasil feitas pela grande mídia, cujo sentido parece ser de nos fazer vira-latas do mundo, e achar que tudo dos outros é melhor. No Brasil, nada prestaria, daí termos que aceitar o domínio colonialista por outros povos e países.

Claro que o viés é político. Se Lula e Dilma saírem de cena, tudo volta ao normal. Ninguém fala mais nisso. Cadê os problemas de Minas Gerais? E São Paulo? Lá não existem problemas, porque os interesses estão representados nos governos. O país deixa de ter problemas se eles desaparecerem. A mídia só vai mostrar o lado bom, mesmo que não exista. A orquestração dessa campanha de descrédito entra na conta da mídia maldita, mas a participação de fascistóides e inocentes úteis em grande quantidade faz necessária a denúncia específica dessa prática.

Quando a mídia diz que o preço do tomate subiu e por isso tem que aumentar os juros, muita gente vai na onda. Nisso os agentes do mercado recuam de investimentos, como na época que disseram ao vento que a redução do custo da energia iria provocar apagões. Ou quando diziam que se aumentasse o salário mínimo haveria mais inflação. Eles mentem e não pagam por isso, prejudicando o país e todos os que nele vivem para favorecer potências estrangeiras e um grupelho de interesses de ricos.

O Complexo de Vira-Latas não é de hoje. Nelson Rodrigues criou esse termo em 1958, às vésperas da Copa do Mundo da Suécia, quando a seleção brasileira estava desacreditada pela mídia, como forma de explicar comportamentos submissos diante de países considerados "superiores". Da sua crônica "Complexo de Vira-Latas" extraímos o seguinte conceito, que se aplica até hoje a brasileiros inocentes ou não:


"... Por "complexo de vira-latas" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol.... "

Nenhum comentário:

Postar um comentário