quarta-feira, 17 de abril de 2013

Música : A única parceria de Vandré com Geraldo Azevedo

Hoje procurei por vida inteligente na mídia, e visitei o site da Tribuna da Imprensa, jornal carioca dirigido pelo jornalista Hélio Fernandes, um nacionalista das antigas, que escreve com vigor, com alma, como era comum antes dos tempos televisivos. Ele continua na sua batalha, com o pequeno jornal carioca também na web, e merece ser visitado. Vai virar link no Blog do Branquinho. Lá encontrei uma colaboração de Paulo Peres, do site Poemas & Canções,  que reproduzo por ter considerado curiosíssima e tenho certeza que para muitas pessoas cairão algumas fichas.

Na ditadura havia músicas com mensagens de protesto cifradas. Ou não, às vezes coincidia de uma palavra ou refrão desagradar às paranóias da gorilada e o autor ser banido, preso, torturado ou nunca mais conseguir gravar. Um dos que passaram por isso foi Geraldo Vandré, que na música Caminhando chamou a atenção dos coturnos por ter colocado em sua música a palavra "soldado". Apesar da música ter sido aclamada num festival popular e virar hino entre os opositores do regime, seus discos foram confiscados e a música proibida de ser veiculada.

O que poucos sabem e fiquei sabendo agora é que Vandré fez uma parceria com o também pernambucano Geraldo Azevedo que resultou na música "Canção da Despedida", gravada por este. Gosto dessa música, e nunca atentei com ouvidos paranóicos para a sua letra, afinal Geraldo Azevedo é um cantor popular romântico, que canta poesia, esse era o arquétipo. Na verdade Vandré fazia sua despedida por uns tempos, criticando o "Rei mal coroado" e dizia que voltaria sem perder o seu amor por quem estava deixando. É o caso de reler a letra e conferir:


CANÇÃO DA DESPEDIDA
Geraldo Vandré e Geraldo Azevedo
Já vou embora, mas sei que vou voltar
Amor não chora, se eu volto é pra ficar
Amor não chora, que a hora é de deixar
O amor de agora, pra sempre ele ficar
Eu quis ficar aqui, mas não podia
O meu caminho a ti, não conduzia
Um rei mal coroado,
Não queria
O amor em seu reinado
Pois sabia
Não ia ser amado
Amor não chora, eu volto um dia
O rei velho e cansado já morria
Perdido em seu reinado
Sem Maria
Quando eu me despedia
No meu canto lhe dizia

2 comentários:

  1. Bom texto, so pra ajudar, indicaria que você pesquisasse mais sobre a parceria de Geraldo Vandré com Geraldo Azevedo. Segundo Vandré, ele nunca fez nenhuma parceria com Azevedo, mas após seu exilio começaram a 'brotar' parcerias, que segundo o próprio Vadré ele nunca teria. Essa foi uma entrevista ao jornalista Ricardo Anísio, em 2004.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Marcus Vinícius. Para levantar a polêmica gostaria de publicar essa entrevista ao Ricardo Anísio, mas não a encontrei na internet. Teria o link, ou só tem em outras mídias? Peço a gentileza de mandar. Da investigação que fiz a música Canção da Despedida aparece gravada por Geraldo Azevedo mas creditada apenas a Vandré.

      Excluir