terça-feira, 9 de abril de 2013

Thatcher : Ela se foi, mas o neoliberalismo continua destruindo o mundo

O período de Margareth Thatcher como primeira-ministra inglesa coincidiu com o de Ronald Reagan na presidência americana, e a partir deles o mundo nunca mais foi o mesmo. Piorou bastante para a maioria dos povos, para ser mais exato.

Politicamente bebiam a água da extrema-direita. Colaboraram decisivamente para o fim da União Soviética com a ajuda de Mikhail Gorbatchev. Derrubaram o Muro de Berlim, decretaram o "fim da história" acreditando na derrota das idéias socialistas e na vitória final do capitalismo.

Contribuíram para que o FMI adotasse o ideário neoliberal e o aplicasse nos países mais pobres, que ao contrário dos EUA e Inglaterra, não teriam condições de se reorganizar após adotar medidas drásticas como as que usaram nos seus países. Hoje se vê essa cultura nos "planos de recuperação" dos países mais pobres da Europa. No Brasil passamos por isso desde   Collor e principalmente FHC,  resquícios até hoje, mesmo com Lula e Dilma.

A "Dama de Ferro", como era conhecida pelo estilo autoritário,  privatizou quase tudo na Inglaterra. Atacou conquistas sociais em nome de reduzir o tamanho do estado, causando grandes estragos na saúde e educação públicos. Abriu a economia à entrada de produtos estrangeiros mais baratos, falindo uma parte da indústria e causando grande desemprego. Arrochou salários, demitiu funcionários públicos, reduziu orçamentos sociais, atacou as aposentadorias, reduziu direitos trabalhistas. Esse é o seu legado que faz com que haja gente que a odeie tanto quanto a Hitler.

Ontem a mídia rendeu homenagens a ela, contando com a desinformação das novas gerações. Até dizer que "Thatcher foi vanguarda para a luta das mulheres" ao ser a primeira no cargo na Inglaterra eles disseram. O lado ruim, claro, não foi ressaltado como o que eles consideram "bom". Te cuida, Capeta! Ela vai querer privatizar tudo aí no Inferno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário