segunda-feira, 15 de abril de 2013

Venezuela : Maduro vence a direita por pouco

Foi apertado o resultado das eleições de ontem na Venezuela, mas o chavismo representado por Nicolas Maduro venceu a direita de Capriles, que com o resultado ganha força para o golpismo e já diz que não reconhece o resultado. Considerando que todo poder emanava de Chávez e sua postura carismática e populista que conquistava multidões em torno da sua pessoa, Maduro conseguiu uma boa transferência de votos. Na eleição de 2012 Chávez teve 54% de votos contra Capriles.

Se de um lado amplos setores da população votou pela manutenção dos benefícios sociais do período de Hugo Chavez, reconhecendo Maduro como seu herdeiro político, o que chama a atenção é o crescimento do anti-chavismo representado por Capriles, que é de extrema-direita mas conseguiu trazer votos de outros setores insatisfeitos com o governo.

O risco de um golpe no estilo hondurenho ou paraguaio é remoto, porque as forças armadas e o judiciário estão ao lado do chavismo, mas nada impede que se inicie um período de turbulência com enfrentamentos que podem desembocar em violência. Não se pode esquecer que a Venezuela é um dos grandes fornecedores de petróleo dos Estados Unidos e paradoxalmente sua principal opositora política na América Latina.

Capriles é pró-americano e teve fartos recursos em sua campanha. Na eleição anterior, contra Chávez, foi derrotado por razoável margem de 10%. Sem Chávez e seu poder pessoal a Venezuela pode enfrentar grave crise política por conta do resultado.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário