terça-feira, 16 de abril de 2013

Venezuela : EUA querem recontagem de votos da eleição

Enquanto por todo o mundo chega o reconhecimento à eleição de Nicolás Maduro à presidência da Venezuela, os Estados Unidos querem dar criar tumulto. Não é novidade: até no Irã a CIA deu uma "ajudinha" na última eleição de Ahmadinejad que quase desencadeou uma guerra civil.

Mais uma vez o que se faz em casa não é o que se pratica no mundo. Os Estados Unidos têm um sistema de votação arcaico e inseguro. Em 2000 o republicano George W. Bush se elegeu em cima de suspeitas de fraude derrotando o democrata Al Gore pelos votos da Flórida, onde seu irmão era governador.

Nos EUA as eleições sempre são decididas por placares apertados. Com a última eleição de Obama não foi diferente. Praticamente a mesma diferença para Mitt Romney. Aí vem a explicação do Jornal das Dez da Globonews, de um "especialista": em alguns países a tradição democrática permite a aceitação do resultado, o que não seria o caso da Venezuela, onde o estado participa da eleição e outras baboseiras.

A direita brasileira já apoiou golpe em Honduras, no Paraguai e agora quer golpe ou guerra civil na Venezuela. É a mesma direita que reclama de imigrantes ilegais haitianos que entram no país pela fronteira do Acre. Como é que vão se portar se a Venezuela virar uma nova Síria e milhões de refugiados entrarem pela Amazônia em busca de abrigo? Vão investir numa carnificina com repercussões para o Brasil? Dilma fez muito bem em reconhecer o resultado e Lula em dizer que os EUA não devem se meter nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário