quinta-feira, 3 de março de 2011

Pibão de 7,5%, PIB per capita de R$ 10 mil, 7a economia...

Ninguém cala o chororô demo-tucano. Até ensaiaram dizer que Lula deixou uma herança maldita, por ter gastado muito nos últimos dois anos, e que Dilma iria pagar caro por isso, com a inviabilização do seu governo, etc e tal. Aí sai o resultado do PIB de 2010, último ano de Lula : aumento de 7,5%, indicador que só perdeu, entre as maiores economias, para a China e a India.


Nessa hora a mídia de oposição vem com conta de padeiro, e diz que, como em 2009 o crescimento foi zero, na média o PIB cresceu 3,5% cada ano, o que é, para eles, uma coisa "normal". Pois é, o normal no primeiro mundo foi negativo em 2009, e os que saíram do buraco em 2010 cresceram até 2%. Só faltaram dizer que tudo que aí está é fruto dos fundamentos deixados por FHC...

Com esse resultado, o PIB per capita passou de R$ 10 mil, que é um número capcioso, já que a distribuição de renda, mesmo tendo melhorado, é uma das piores do mundo, e o número não reflete o que as pessoas ganham, mas a riqueza total dividida pelo total de habitantes.

O PIB do Brasil passa a ter a 7a posição mundial, passando o da Itália, porque na terra de Berlusconi a economia está andando de lado, e por aqui teremos crescimento da ordem de 5% em 2011. Como a França e Inglaterra também estão estagnadas, logo o Brasil poderá atingir a 5a posição, se mantiver o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário