domingo, 27 de janeiro de 2013

Energia : Dilma dá tiro no tucanário da direita

O discurso da presidente Dilma Roussef sobre a redução nos cortes de energia atingiu a direita em duas áreas estratégicas, daí o chororô do PSDB querendo impedir novos pronunciamentos em cadeia de rádio e TV. O PSDB estuda entrar com representação contra Dilma porque teria encontrado indícios de campanha política na sua fala à nação. Vide o que eles acham sobre isso aqui: http://www.psdb.org.br/psdb-estuda-entrar-com-representacao-contra-o-governo-por-pronunciamento-da-presidente/

A idéia de calar Dilma por eventual uso político-eleitoral é corroborada pelo Partido da Imprensa Golpista, que faz propaganda política 24 h por dia em todos os meios de comunicação, mas tem a cara-de-pau de fazer no principal jornal do esquema um editorial que é a cara da tese tucana: http://www.psdb.org.br/dilma-erra-ao-explorar-energia-como-tema-politico-editorial-de-o-globo/

Por que todo esse pânico?

Primeiro, porque Dilma furou o bloqueio da mídia e deu o seu recado em cadeia nacional de rádio e TV, uma prática que a mídia brasileira teme porque é usada normalmente em outros países sul-americanos onde os governos são igualmente combatidos pelos meios de comunicação ligados à direita. Com a mídia mentindo e sendo pega em seguida a partir dos fatos a credibilidade está caindo. Ao mesmo tempo esse tipo de prática anti-democrática e partidária faz engrossar o coro dos que querem acabar com o cartel da mídia, a exemplo da Argentina.

Segundo, porque Dilma está conseguindo uma coisa rara, que é ter o controle social sobre os trabalhadores, distribuir renda e prestar assistência aos mais necesstados. E realizar uma agenda histórica do setor produtivo, que passa pelo equilíbrio no câmbio, ampliação do mercado interno, redução drástica nas taxas de juros, redução de encargos nas folhas de pagamento e agora redução de um insumo básico na composição de custos da produção, que é a energia. Dilma pode chegar a 2014 com apoio de trabalhadores e empresários.

O PSDB, a exemplo do quase finado DEM, está se esvaindo, porque já não consegue mais comparar o período de FHC com Lula e Dilma. É perder tempo tentar fazer essa comparação de tanta coisa do período atual com o nada deixado pelos demo-tucanos. Além de deixarem de ser referência para comparação histórica, eles estão vendo sua base social corroída pela máquina federal, que está arrastando o empresariado para o lado do governo Dilma.

Aos demo-tucanos e ao PIG cada vez mais está restando o STF. Até quando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário