sábado, 12 de janeiro de 2013

Morre Padre Haroldo, o lutador imprescindível

OS QUE LUTAM

Há aqueles que lutam um dia; e por isso são muito bons; 
Há aqueles que lutam muitos dias; e por isso são muito bons; 
Há aqueles que lutam anos; e são melhores ainda; 
Porém há aqueles que lutam toda a vida; esses são os imprescindíveis. (Bertold Brecht)



Cartaz da campanha ao governo do Ceará - 1986
Aos 77 anos, faleceu ontem em Brasília, vítima de uma pneumonia, o Padre Haroldo Coelho. Cearense de Fortaleza, Padre Haroldo foi um incansável guerreiro na luta pela transformação social, trabalhando na conscientização do povo mais pobre e explorado e na sua organização. Mais que um sacerdote, era um militante na linha da Teologia da Libertação até antes dela existir. 
27/-1/11 - Fortaleza - Praça do Ferreira - Ato por Cesare Battisti - Padre Haroldo (esq)
Conheci Padre Haroldo em 1986, quando foi candidato ao governo do Ceará pelo PT. Seu slogan "Bote Fé" e sua disposição revolucionária enfrentaram uma eleição dificílima, polarizada pelos candidatos Tasso Jereissati, então no PMDB, e Adauto Bezerra, do PDS, que tinham campanhas milionárias. Uma campanha memorável, de tostão contra milhão, na afirmação do PT como alternativa para o estado um ano depois da surpreendente eleição de Maria Luíza Fontenele (PT) à prefeitura de Fortaleza. 

Onde houvesse luta social o Padre Haroldo estava presente, apanhando da polícia, tentando mediar a favor dos mais fracos. Nos últimos anos filiou-se ao PSOL. A última vez que o vi foi na Praça do Ferreira, em janeiro de 2011, num ato em defesa da libertação de Cesare Batistti. Haroldo deixará muitas saudades e, principalmente um exemplo para aqueles que tiveram a felicidade de compartilhar a sua existência. Obrigado por tudo, Padre Haroldo. 



5 comentários:

  1. Grande Branquinho mais que justa a homenagem a esse destemido e na época em 85 me deslumbrava com o meu começo no mundo sindical e conheci logo de cara o grande PE. HARALDO que andava nas comunidades...nas ocupações...uma pessoa que vai com sua estrela de vida marcada na bandeira de um mundo mais humano e mais fraterno...RUBINHO!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Padre Haroldo continue sendo um exemplo para os legítimos militantes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Valeu o resgate, Branquinho. Tô chegando do velório do Pe. Haroldo. Dei uma passadinha na Igreja de Santa Edwirges,que fica ao lado do Marina's Park e ocorreu-me que, não poderiam ter escolhido melhor local: a infinitude do mar por moldura, como a nos dizer, que tudo o que ele plantou não se acabará,e a padroeira dos endividados,já que a ele devemos, muita dedicação, muita luta e muito amor à causa socialista. Padre Haroldo, sempre presente!!!

    ResponderExcluir
  4. Meu parente, Fernando. Bela homenagem a um cearense do mesmo nível de compromisso com a justiça social que outro conterrâneo, Dom Hélder Câmara. Ambos expoentes máximos da chamada Teologia da Libertação.

    ResponderExcluir
  5. Justa homenagem! Aliás, justo testemunho. Padre Haroldo sem dúvida era (é) imprescindível e exemplar para a sua geração e para as novas, que têm a obrigação de continuarem a luta na denúncia do capital, da capitulação e colaboração de classe. Padre Haroldo, sempre presente.

    ResponderExcluir