terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mídia Bandida 001 - Folha espalha boatos sobre apagão

Na Folha de ontem a jornalista Eliana Catanhede divulgou que haveria uma reunião emergencial do setor elétrico para discutir eventuais apagões que viriam porque o nível dos reservatórios no norte e nordeste está baixo, etc. Para dar mais gravidade ao evento, disse que dirigentes cancelaram compromissos para poder comparecer. E para dar a detonada no governo lembrou que a presidente Dilma Roussef declarou há 10 dias que falar em racionamento seria ridículo. Ou seja, o interesse da matéria seria fazer crer que o governo diz uma coisa e esconde outra, sendo, portanto, incompetente e mentiroso.

Como mentira tem pernas curtas e poucas são as pessoas que buscam a verdade, sendo mais cômodo repassar a matéria sem qualquer crítica, basta olhar a página do Ministério das Minas e Energia para saber que a reunião do Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico foi marcada em dezembro para o dia 9/1/13. A nota do CMSE  mostra o calendário de reuniões ordinárias para 2013, desmentindo a jornalista. O governo também desmentiu o boato citando a falsa notícia. 

Cabe ressaltar que ontem, na China, os profissionais de um grande jornal fizeram greve contra a imposição de notícias e a censura pelo Partido Comunista. Tiveram dignidade e coragem para isso. Já no Brasil...

A campanha de terror está no auge. No Bom Dia Brasil de hoje um amplo espaço foi dedicado à implantação da mentira do racionamento. No jornal O Globo está a seguinte pérola do plantio político:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 Ano Novo, velhos problemas - Grandes indústrias já planejam racionar energia
Medo derruba ações de empresas do setor elétrico; preço dispara no mercado livre

Em apenas um ano, valor cobrado pelo megawatt-hora aumentou mais de 4.000%, atingindo R$ 554,82

Após a presidente Dilma ter afirmado que era "ridículo” dizer que o país corria o risco de racionamento, os níveis mais baixos dos reservatórios das hidrelétricas fizeram as indústrias já planejarem a redução do consumo, admitindo um “racionamento branco”. Em nota, a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia disse que as empresas que compram no mercado livre poderiam reduzir seu consumo. Em um ano, o preço do megawatt-hora subiu mais de 4.000%. Com temor de racionamento, as ações das elétricas caíram quase 5%. (Págs. 1, 21 e 22 e Flávia Oliveira)
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No fundo, esse tipo de matéria tem a finalidade de combater a medida de redução do preço da energia anunciada por Dilma. Estão querendo que os brasileiros renunciem a esse benefício, que se sintam culpados por apagões, de acharem que é demagogia, etc. Daí a sabotarem os sistemas, fazerem apagões criminosos, é um passo. No do Galeão a Polícia Federal abriu sindicância. O jogo é pesado, envolve bilhões e tudo é possível. Até parar obras de novas hidrelétricas. E tome videos de globais contra Belo Monte, etc.

E o governo leva a coisa como se fossem equívocos, para não dar margem a dizerem que estão tolhendo a liberdade de expressão. O que se tem feito na mídia bandida é sabotagem da imagem, ou seja, calúnia, difamação, que são crimes. Não basta desmentir: tem que desmascarar. Ir à TV, usar espaços em rádio, fazer a informação fluir em meio a tanta manipulação.


2 comentários:

  1. Branquinho, o tempo dirá quem tem razão, mas aqui no RS a situação da concessionária CEEE não está boa não, com cortes sucessivos por falta de capacidade de suprimento, nos dias muito quentes e com alta demanda (não estou falando em racionamento).

    ResponderExcluir
  2. Engraçado O Juarez falar isto do Sul, é a região em que os reservatórios estão mais cheios. Outra coisa, hoje soube que a Folha de São Paulo publicou uma notinha chamada "erramos" dizendo que se equivocaram em falar que a reunião do dia 09/01/2013 tinha sido marcada às pressas. Infelizmente temos uma impressa politico-partidária.

    ResponderExcluir