quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FANOAPÁ 023 - Sandra Cavalcanti não reconhece os índios

Chegou ao meu e-mail mais esse exemplar de, no mínimo, Falta de Noção que Assola o País, porque o texto traz afirmações que justificam o preâmbulo da autora "falem o que quiserem de mim". Que a direita odeia os excluídos em geral não é novidade, mas que se escreva um verdadeiro tratado de falta de noção, dizendo que os colonizadores brancos muito fizeram pelos indígenas, que eles nunca foram povos, que não têm direito a nada no Brasil, é outra coisa.

Sandra Cavalcanti, que foi deputada pelo Rio de Janeiro e secretária do governo do igualmente direitista Carlos Lacerda, fez o texto "O BRASIL NUNCA PERTENCEU AOS ÍNDIOS" por volta de 2008 e agora, sabe-se lá para atender a qual interesse, esse material voltou a circular e está presente nos sites e blogs da extrema-direita. Os mesmos da paranóia dita nacionalista, que defende que as áreas indígenas sejam ocupadas por arrozeiros, grileiros, contrabandistas de minérios, etc, mas que os índios fazem parte de uma tramóia de ONGs para criar territórios independentes do Brasil.

Segue um trecho do libelo anti-indígena, mostrando falta de noção até da história do Brasil:
"...Um grupo de brancos teve a audácia de atravessar os mares e se instalar por aqui. Teve e audácia de acreditar que irradiava a fé cristã. Teve a audácia de querer ensinar a plantar e a colher. Teve a audácia de ensinar que não se deve fazer churrasco dos seus semelhantes. Teve a audácia de garantir a vida de aleijados e idosos.
Teve a audácia de ensinar a cantar e a escrever.
Teve a audácia de pregar a paz e a bondade. Teve a audácia de evangelizar..."

Não é emocionante saber que tudo foi feito pelos colonizadores para melhorar a vida dos povos que aqui habitavam? Os índios foram tão gratos que entregaram aos colonizadores terras, riquezas, ofereceram-se para fazer trabalhos escravos, e acabaram sendo dizimados porque não sabiam que as balas que saíam das espingardas dos brancos poderiam fazer-lhes mal. Atenção povos indígenas: nunca aceitem um convite dessa senhora para tomar banho no Rio da Guarda! Apesar dela querer-lhes o bem, vocês podem se afogar.


Um comentário:

  1. Um brinde ao Brasil que pensa! Nem vou dizer meus pensamentos em relação a essa senhora, pois tive medo tão somente de pensá-los.

    ResponderExcluir