quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

FANOAPÁ 021 - Demolição do Museu do Índio, no RIo


A Falta de Noção que Assola o País (FANOAPÁ) tem um caso grave no Rio de Janeiro. Um governo de mentalidade tacanha chega a ser mais revoltante que a sua própria corrupção. Em qualquer lugar do mundo dito civilizado onde se pretenda atrair turistas estrangeiros o Museu do Índio seria revitalizado, reativado e valorizado como bem cultural. No Rio, se depender do governador e do prefeito, duas pessoas culturalmente limitadas, passa-se o trator para fazer estacionamento, calçadão árido, etc. E pensar que o Rio de Janeiro já foi um dos expoentes da cultura nacional.

No exterior as pessoas pagam um bom dinheiro para ver esse tipo de acervo, que é original. Quando era criança fui algumas vezes lá e ficava impressionado com as coisas que via por lá. Imaginem os gringos, que têm do Brasil a imagem de um país tropical com selva exuberante e índios? Pagariam qualquer coisa para ver esse acervo, em especial ao lado do Maracanâ, da Quinta da Boa Vista, do Museu Nacional, que estão no entorno e são acessíveis a pé.

O movimento contra a demolição do Museu do Índio não é daquelas coisas que nos acostumamos a ver de uma porção de espertos usando os indígenas como instrumento para outros interesses. A história da colonização européia do Rio de Janeiro está muito ligada à dos povos que habitavam há milênios as terras da cidade, e foram sendo aculturados, expulsos, exterminados ao logo dos tempos. Índios lutaram ao lado de portugueses contra a tentativa de ocupação por franceses e holandeses. Nos hábitos, comida, língua, a cultura indígena deixou um legado que não pode ser apagado por um bando de gente sem cultura, mas interessado nos arrendamentos, nos porcentos, etc. 

Não se poderia esperar muito de Sérgio Cabral, um político cuja falta de noção o fez achar-se inocente andando para cima e para baixo curtindo os favores da amizade com Fernando Cavendish, da Delta, empreiteira com muitas obras no estado. O Ministério Público Federal entrou com recurso contra a demolição para tentar sustar a obra. Os índios que ocupam o prédio querem audiência com Cabral, o governador, parente longínquo do descobridor que começou com toda essa história de destruir a cultura indígena. 

3 comentários:

  1. Já tinham que ter demolido isso logo, ficam enrolando e cada vez mais drama se forma. Os índios tem que ir para outro lugar!

    ResponderExcluir
  2. Boa vei , sua opinião , também acho que essas pessoa , como você mesmo disse , que só se interessa com os porcentos fazer isso com o patrimônio cultural indígena onde é a imagem do nosso país para o resto do mundo .

    ResponderExcluir
  3. Gostei do seu post. Demolir algo histório para dar lugar a estacionamento de carros???? Isto é matar um pouco da nossa história/cultura!!! Aliás,tem abaixos assinados correndo a internet, um deles em: http://meurio.org.br/ tentando reverter a aberração.

    ResponderExcluir