sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Mídia Bandida 003 - O terror elétrico continua

O GLOBO 16/01 - Nota pequena sobre redução do custo de energia
As fotos mostram como uma mídia partidária ultrapassa o limite entre jornalismo e propaganda e acaba perdendo credibilidade. Há 3 dias a Presidente Dilma Roussef assinou a lei que desonera as contas de energia em 16% para os consumidores residenciais e em 28% para as indústrias. Uma medida corajosa, histórica, porque mexeu com um poderoso esquema que faz da energia elétrica no Brasil uma das mais caras do mundo, mesmo sendo 80% produzida por hidrelétricas, que em todo lugar é mais barata que térmica, elétrica, eólica, solar, etc. Com a medida a população se desonera, e a indústria se torna mais competitiva.

17/01/13 - A anti-notícia da redução do preço em destaque
Como O Globo anuncia tal fato? Num pequeno texto no canto da sua edição de 16/01/01. No dia seguinte, estampa como manchete, em grandes letras e local principal da capa "Risco de racionamento - térmicas podem anular desconto de energia". É o terceiro tempo na campanha de lobby contra a redução de preços, na qual a empresa dos Marinho tem como aliados os governos tucanos  de SP, MG e PR, que, respectivamente, se recusaram a dar descontos através da CESP, CEMIG e COPEL para sabotar o plano de redução, e deverão perder concessões quando não forem renovadas nos próximos anos.

17/01/13 - Página inteira reafirma o terror
Mais ainda: no caderno de economia dedica metade da página inicial para reafirmar sua previsão catastrófica baseada em "especialistas consultados pelo jornal" e estampar: "Risco de racionamento - conta mais salgada - uso de térmicas pode encarecer conta de luz em 15% e anular desconto prometido por Dilma". O título já diz tudo: Dilma prometeu mas não tem como entregar, logo, é mentirosa, populista, incompetente, demagoga, etc.

O GLOBO também omitiu, por parcialidade, que se houver aumento nos custos por conta de uso de térmicas ele não será repassado aos consumidores, sendo coberto pelo Tesouro Nacional. Ou seja, os impostos pagarão por isso, o que quer dizer que, na prática, as pessoas e empresas terão uma devolução dos impostos que pagam. Isso é redução, na prática, de carga tributária, coisa inédita na história, positiva para todos, defendida pela direita neoliberal  a quem a mídia está atrelada, mas para atacar Dilma escondem isso e, se acontecer, a chamarão de perdulária.


E pensar que esse jornal escrito com tinta de esgoto é lido por pessoas influentes, que são capazes de deixar seus planos de investimento para comprar geradores acreditando nas urucubacas da oposição de direita. Vamos guardar o jornal para mostrar daqui a um ano o que realmente aconteceu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário