quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lobby perdeu : Preço da energia vai baixar mesmo!

Depois da reunião do Conselho de Monitoramento do Sistema Elétrico de hoje ficou decidido que haverá a redução de 20% nas contas de energia a partir de março, e foi afastado o risco de racionamento.

Nem por isso a Globo deixou barato: conseguiu tirar do contexto uma fala onde se dizia que o uso de termelétricas pode aumentar em 3% o custo de produção e plantou como "não vai ter redução e ainda vai subir 3%". Possivelmente será esse o sentido que darão amanhã no esgoto escrito do conglomerado.

Nos programas da Globonews escolheram a dedo os "especialistas" para urubuzar, dizendo que o governo está errado, que os reservatórios não vão encher, etc, etc. Já noutro programa do mesmo canal um "analista" de mercado disse que o Banco Bradesco de Investimento estaria recomendando comprar ações da Eletrobrás, porque estão baratas. De fato, para quem fez o acordo com o governo pela redução garantiu as concessões por mais 30 anos. Já as empresas dirigidas por governos tucanos, a CESP, CEMIG e COPEL, começarão a ver os contratos de concessão vencendo nos próximos anos sem nenhuma garantia de prorrogá-los ou ganhar novamente em licitações.

Não é só o superlucro das concessionárias que está em jogo. É importante para a o partido da mídia golpista afirmar que haverá racionamento para criar a comparação com o governo FHC, que por absoluta falta de planejamento e irresponsabilidade acabou fazendo a restrição ao consumo e onerando as contas por ultrapassagem dos valores a cada mês, onerando os consumidores que pagaram mais por menos energia. Como o assunto estaria encerrado com a resolução do CMSE e a mídia insiste em negar que haverá redução e que os reservatórios não encherão razoavelmente, é de se esperar que haja apagões com ou sem boas razões, até por sabotagem, para a cada momento caírem de pau no governo. Abre o olho, Dilma, porque esse pessoal não tem nenhum escrúpulo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário