sexta-feira, 1 de julho de 2011

Obras fantásticas da China. Já no Brasil...

Hoje foi inaugurada uma ponte de 42 km sobre o mar, na China. Os números do empreendimento deixam a engenharia nacional chupando dedo: largura do tabuleiro de 35m, 5 mil pilares lançados no fundo do mar, quatro anos de execução e... custo de US$ 2,3 bi! Apenas R$ 3,7 bi.


Comparando com as nossas obras, a maior ponte brasileira, a Rio-Niterói, tem extensão total de 13,29km, sendo 8,83 sobre o mar. O custo, ninguém sabe, foi coisa da época da ditadura, ninguém podia falar nada senão sumia. Foi inaugurada em março de 1974 e era considerada o orgulho da engenharia nacional. A ponte chinesa equivale, na parte sobre o mar, a mais de 4 Rio-Niterói.

Outra ponte, para compararmos, foi construída recentemente sobre o Rio Negro, no Amazonas. Com 3600 m, 74 pilares, orçamento inicial de R$ 580 milhões e custo final de mais de R$ 1 bilhão. Além desse valor, há obras complementares não orçadas, como acessos, etc.Vai ser inaugurada em outubro, levando quase quatro anos para a construção. A ponte chinesa equivale a mais de 11 pontes sobre o Rio Negro. Se a ponte chinesa fosse construída pelas autoridades do Amazonas, custaria uns R$ 11 bilhões! E levaria quantos anos?

Além dessa, inauguraram também um trem-bala de Pequim a Xangai, num percurso de 1300 km, e custo de US$ 33 bi. No Brasil, o projeto de trem de alta velocidade, similar ao chinês, ligando Rio-São Paulo-Campinas, com 518 km de trajeto, está estimado em US$ 22 bi. Isso, claro, sem os tradicionais acréscimos que sempre aparecem ao longo da execução da obra, seja por falta de projetos, prospecções e mudanças políticas, como por superfaturamento, corrupção, perdas, etc. Se os políticos brasileiros construíssem o trem chinês, gastariam mais de US$ 70 bi!

Na China, corrupção é caso de pena de morte. No Brasil, faz-se um Rouboanel em São Paulo por R$ 5,03 bi (apenas o trecho sul, de 57km, praticamente todo em terra, muito mais fácil que no mar, mais que a ponte chinesa. Apenas a Cidade da Música e a reforma do Maracanã , no Rio, poderão chegar à metade do valor da ponte chinesa. Em todo o mundo exige-se mais projetos e planejamento. Aqui, aprova-se a MP 527 e o RDC (Regulamento da Corrupção), que vai facilitar mais ainda a tarefa de políticos e empreiteiros de roubar dinheiro público através de obras.


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