quinta-feira, 14 de julho de 2011

EUA : O calote é possível

Se até o dia 2 de agosto não houver acordo entre o governo e a oposição para elevação do teto da dívida americana, pagamentos poderão deixar de ser honrados. No popular: a nação mais rica do mundo pode dar um calote! O governo Obama apresenta como solução criar novas receitas a partir da cobrança de impostos dos ricos (que pagam muito pouco) e das empresas de petróleo. A oposição quer que o governo corte gastos sociais para não aumentar impostos.


Diante do risco de moratória americana (quem diria!), a agência de classificação de riscos Moody's pôs a nota dos EUA em revisão, e pode baixá-la. O governo Obama considera que se a autorização para gastar mais que o estimado no orçamento não vier, o país entrará em nova recessão, haverá aumento dos juros e consequente dificuldade na rolagem da imensa dívida pública. Uma recessão americana significará redução de compras no exterior, com impacto duplo sobre o Brasil, nas importações diretas e na queda de produção chinesa, com reflexos nas exportações brasileiras de minérios e alimentos.

Um comentário:

  1. É um golpe vestido como calote: não me diga que os EUA tem previsões só com 60 dias de aviso previo? é tudo montado pelo menos há 5 meses!!! por favor vai dar uma olhada no blog http://armandocappello.blogspot.com/2011/07/eua-calote-ou-golpe.html
    Muito obrigado,
    Armando Cappello

    ResponderExcluir