quarta-feira, 6 de julho de 2011

Corrupção : Chapa quente no Ministério dos Transportes

Ei Nascimento, vê se te orienta. Bandalha desse jeito, a Dilma não aguenta. Depois de afastados 4 executivos do seu ministério, o ministro dos Transportes terá que prestar contas no Senado. Dilma deu-lhe sobrevida, equivocadamente colocando nas suas mãos o poder de apurar as denúncias na sua pasta, com a isenção de uma raposa tomando conta do galinheiro. Hoje surgiu a denúncia de aumento do patrimônio do seu filho em 86.500%! Tudo que o ministro fez, até agora, foi suspender as próximas licitações. Menos coisas para explicar depois.


Ninguém está muito a fim de segurar a onda de Nascimento. Já tinha batido de frente com o governador Cid Gomes, do Ceará, que disse que seu ministério era um antro de corrupção. Isso foi em 10 de maio. Dilma pediu explicações ao ministro e Alfredo Nascimento decidiu processar Cid Gomes por calúnia e difamação. Agora aparecem denúncias de todo lado. Dilma fez o de praxe: aparentemente deu apoio, mas a base de apoio já o frita, caso contrário, não iria depor no Senado, onde o governo tem maioria. Não o demitiu imediatamente para buscar uma solução política, mas o fará assim que puder. Não quer ficar com a mão no fogo.

O maior problema é político: o ministério dos Transportes é capitania hereditária do PR - Partido da República, e a denúncia fala de "pedágio" de 4% para o partido (barato, para o mercado de propinas). Não dá mais para botar o PR nesse ministério, e isso pode significar rebeldia na base aliada. Alfredo Nascimento cairá em poucos dias, já que as revistas de fim de semana deverão trazer muita coisa nova (e até falsa, como é do perfil delas) sobre a bandalheira com obras nos transportes.

Um comentário:

  1. "Base aliada" ainda vai virar palavrão, como "autarquia" virou aqui no Ceará.

    Abraços!

    ResponderExcluir