O pessoal do marketing da Fiat jamais poderia imaginar que uma propaganda de carro tendo a Copa como tema poderia servir de chamamento a manifestações de rua pelo país. Mesmo assim, o refrão fala "vem prá rua porque a rua é a maior arquibancada do Brasil", e não se aplica ao momento social. Durante muito tempo as pessoas ficaram na arquibancada, passivas, vendo as autoridades falando em seu nome, com práticas anti-éticas sem controle. Essa omissão cúmplice parece ter terminado para alguns setores da classe média, que agora saem dos desabafos em redes sociais para a ação direta de protesto no mundo real.
O que está aí veio para ficar, e os governantes que acharem que poderão fazer as coisas sem ouvir a opinião das ruas serão afogados pela onda libertária. Essa vanguarda que está nas ruas dá o recado: a democracia representativa faliu, e mecanismos de democracia direta terão que existir. Virão para ficar, construindo uma democracia de muitos, não isso que temos aí no sistema atual de representação, viciado, de eleitos pelo dinheiro, que forçam à composição de governos com grupos conservadores que nunca deixaram o poder. É isso aí, vamos prá rua, mas arquibancada, nunca mais. Eu espero.
O que está aí veio para ficar, e os governantes que acharem que poderão fazer as coisas sem ouvir a opinião das ruas serão afogados pela onda libertária. Essa vanguarda que está nas ruas dá o recado: a democracia representativa faliu, e mecanismos de democracia direta terão que existir. Virão para ficar, construindo uma democracia de muitos, não isso que temos aí no sistema atual de representação, viciado, de eleitos pelo dinheiro, que forçam à composição de governos com grupos conservadores que nunca deixaram o poder. É isso aí, vamos prá rua, mas arquibancada, nunca mais. Eu espero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário