segunda-feira, 17 de junho de 2013

Rio : 250 mil na manifestação

Vi pelas imagens do helicóptero da Globo a manifestação que está acontecendo no Rio agora. Toda a Av. Rio Branco, desde a Presidente Vargas (que está liberada normalmente), até a Cinelândia, que está parcialmente ocupada. Estimando toda a área ocupada em 50 mil m2 (calculada com base no Google) e considerando pelas imagens que não há concentração, podemos estimar na base de 3 pessoas por m2, e assim o total de manifestantes seria da ordem de 150 mil pessoas. Se carregarmos mais na mão, botando 6 pessoas por m2, teremos 300 mil pessoas. Eu chutaria umas 250 mil.

O que se vê hoje é a conquista do direito à manifestação. As bandeiras pouco importam neste momento. O que se demonstra, em todo o país, inclusive em Brasília, em frente ao Congresso, é que o direito à livre manifestação tem que ser assegurado, e que as autoridades têm que assumir isso como uma coisa normal da democracia. Já que falei em Brasília, o gramado em frente ao congresso tem 5 mil m2, cabendo em dias de grande concentração umas 40 mil pessoas. Hoje deve ter umas 10 a 15 mil

Neste momento a manifestação tomou o teto do congresso, junto às cúpulas da Câmara e do Senado. Não havia polícia em duas áreas que facilmente se acessam pelas vias públicas. Continua sem polícia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário